4.09.2011

Estudo da Carta a Filémon, segundo Jordi Bosch

Destinatário:

Não há a mínima duvida sobre a identidade do destinatário da carta, Paulo nomeia a Filémon ao principio da carta que é enviada (v.1). Sobre ele sabemos que é «colaborador» (v.1), e que na sua casa se reúne uma «igreja» (v.2). Sabemos claramente que tinha um escravo chamado Onésimo (v.10). À luz de Col 4,9, podemos supor que o dono e o escravo viviam em Colossos.

Ocasião da Carta:

O motivo concreto das cartas é a devolução de Onésimo, com a ideia de que seja libertado da sua situação de escravidão (v.15-17). Apareceu a Paulo e este o converteu e Onésimo ficou ao serviço do apóstolo (v. 11-13), mas este entendeu que se devia regularizar a sua situação.

Estilo e Vocabulário:

Mais no estilo do que no vocabulário, esta carta acusa um menor compromisso literário e ideológico por parte do apóstolo e muitas vezes fica-se sem saber o que virá depois.

Quanto ao vocabulário em Filémon encontramos 141 palavras diferentes num escrito de 335.

Questões Abertas:

A única questão que se pode colocar à Carta a Filémon é da sua junção com a vida de Paulo; a sua solução dependerá em boa parte dos parâmetros em que se coloca a dita vida de Onésimo e também se este era um escravo fugitivo propriamente dito ou um escravo que procurou o amigo do seu dono.

Sem comentários:

Enviar um comentário