5.09.2011

Divisão e Conteúdo da Carta a Filémon

Endereço: v.1-7;

1) Remetente: Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo…» (Flm1, 1)

2) Destinatários: «a Filemon nosso muito amado colaborador, à nossa irmã Ápia, ao nosso irmão de armas Arquipo, e à Igreja que se reúne na tua casa.» (Flm 1, 1 – 2).

3) Saudação inicial: «Graça e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.» (Flm 1, 3).

4) Acção de graças: «Dou graças ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti nas minhas orações, por ouvir falar do teu amor e da tua fé: fé no Senhor Jesus e amor para com todos os santos. Que a tua comunhão de fé se torne eficaz, no reconhecimento de tudo aquilo que entre nós é considerado bom em relação a Cristo. De facto, foi grande a alegria e a consolação que tive com o teu amor, porque os corações dos santos foram reconfortados por meio de ti, irmão» (Flm 1,4-7).

Corpo da Carta: v.8-22;

1. Dissertação Expositiva: Está relacionada com o louvor ou a crítica.

«Peço-te pelo meu filho, que gerei na prisão: Onésimo, que outrora te era inútil, mas agora é, para ti e para mim, bem útil. É ele que eu te envio: ele, isto é, o meu próprio coração. Eu bem desejava mantê-lo junto de mim, para, em vez de ti, se colocar ao meu serviço nas prisões que sofro por causa do evangelho.» (Flm 1,10-13)

2. Dissertação Deliberativa: Exortação ou a dissuasão.

«É que, afinal, talvez tenha sido por isto que ele foi afastado por breve tempo: para que o recebas para sempre, não já como escravo, mas muito mais do que um escravo: como irmão querido; isto especialmente para mim, quanto mais para ti, que com ele estás relacionado tanto humanamente como no Senhor. Se, pois, me consideras em comunhão contigo, recebe-o como a mim próprio» (Flm 1,15-17).

3. Dissertação Forense: Acusação ou a defesa.

«E se ele te causou algum prejuízo ou alguma coisa te deve, põe isso na minha conta. Sou eu, Paulo, que o escrevo pela minha própria mão: serei eu a pagar. Isto, para não te dizer que me deves a tua própria pessoa» (Flm 1,18-19).

Despedida: v.23-25.

«Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores. A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco» (Flm 1,23-25).

Sem comentários:

Enviar um comentário