6.02.2011

A carta aos Filipenses e a sua organização

A carta aos filipenses tem 4 capitulos. É uma carta marcadamente pessoal. Não tem a pretensão de ser uma tratado teológico. E há detalhes novos na teologia, para o edifício teológico, que Paulo construiu. É a primeira vez que se fala de bispos e diáconos.

Estes quatro capítulos da carta aos filipenses tem uma organização muito clara. Paulo mostra uma certa afeição pela comunidade.

Fl 1, 3-26: Paulo lembra que eles estão em comunhão com Paulo. Paulo fala da comunidade de Filipos como cooperadores. Primeiramente vemos o afecto de Paulo pela comunidade, e depois há a situação actual de Paulo: a prisão numa cidade onde haja um pretório.

«Para mim morrer é lucro e viver é Cristo» - isto é longamente tematizado por Paulo nesta sua carta.

Fl 1, 27 – 2, 18: Exorta os cristãos a viver uma vida em Cristo. Para Paulo o evangelho não é o texto mas a experiencia. O evangelho é um projecto. Para a autobiografia de Paulo é essencial a carta aos gálatas, mas também essencial a carta aos filipenses. Paulo fala longamente na primeira pessoa. É uma carta muito escrita a partir da vivência e do testemunho que Paulo pode dar.

Fl 2, 19 – 3, 1: Paulo faz elogio de dois companheiros, que mostra como Paulo trabalha em rede. Paulo não está sozinho. Paulo termina falando da alegria. Mas em 3, 2 Paulo muda de tom. De modo que alguns autores que Paulo não pode ter escrito esta parte no mesmo momento de 3, 1.

Fl 3, 2-21: Temos a solicitude apostólica que liga Paulo a Filipos. Este capitulo explica-se se percebermos aquilo que dissemos a propósito dos gálatas. Ou seja, Paulo prepara a comunidade de Filipos para aqueles que no seu encalce procuram desautorizar Paulo como fizeram em Galatas. Paulo escreve este 3 capitulo em defesa de si mesmo. Nesta parte vemos a aplicação do hino cristologico falado em fl 2, 6-11 na própria vida de Paulo.

Fl 4, 1-23: Paulo faz uma alusão à unidade da Igreja, agradecendo a generosidade dos filipenses, e conclui com uma doxologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário