6.06.2011

Identificação de formas de argumentação retórica (ethos, pathos e logos) na Primeira Epístola aos Tessalonicenses

Estas três formas de argumentação retórica, identificadas por Aristóteles, distinguem-se pelo seguinte:

w Ethos: Quando a argumentação assenta no carácter (ethos) do orador, isto é, sempre que o discurso é apresentado de forma a fazer quem fala merecer a atenção do auditório.

w Pathos: Quando a argumentação assenta no estado emocional (pathos) do auditório, ou seja, sempre que um discurso tem capacidade para despertar alguma emoção, uma vez que os veredictos são diferentes conforme o estado de espírito.

w Logos: Quando a argumentação assenta num argumento (logos) propriamente dito, ou seja, sempre que se prova que é verdade (ou parece ser verdade) a partir do que é convincente em cada tópico do discurso.

Assim sendo, podemos identificar alguns trechos de 1 Ts, correspondentes a cada uma das argumentações[1]:

Ethos

Pathos

Logos

1 Ts 4, 1Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais;

2 porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.

10aExortamo-vos, porém, a que ainda nisto continueis a progredir cada vez mais,

11 e procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;

12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma.

1 Ts 4, 13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

1 Ts 4, 8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

9 Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;

1 Ts 5, 1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;

2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.

5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação.

9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.



[1] Centrámo-nos sobretudo nos capítulos 4 e 5 pois consideramo-los como a probatio da carta.

Sem comentários:

Enviar um comentário