6.04.2011

Estudo da Carta aos Filipenses ( final)

Unidade da Carta

Relativamente à unidade da carta, surgem algumas dúvidas considerado-se que na carta ocorrem duas cisões em Fl 3, 2 e 4,10.

Em primeiro lugar, Paulo menciona “esses cães” (Fl 3, 2), termo utilizado pelos judeus, quando se referiam aos gentios, demonstrando o seu desprezo por eles, sendo que Paulo utiliza esta expressão para falar dos judaizantes.

De 4, 10-20, Paulo envia os seus agradecimentos aos Filipenses, sendo que este excerto parece constituir um acréscimo antes das saudações.

Estas duas situações levantam algumas dúvidas, sendo que alguns autores consideram que a Carta aos Filipenses constitui uma só epístola, no entanto, outros autores consideram que nela poderão estar duas cartas. A primeira carta seria formada pelo texto de Fl 1,1 –3,1, o qual se refere à situação de Paulo na prisão, devendo-se acrescentar o texto de Fl 4, 2-23, que apresenta os últimos conselhos e agradecimentos de Paulo. A segunda carta seria constituída pelo texto de Fl 3,2-21, onde Paulo apresenta uma linguagem mais violenta, destacando a sua oposição dos judaizantes.

Contudo segundo outros autores, a carta poderá ser constituída por três cartas unidas por um secretário:

§ Carta A – a primeira, tendo sido escrita por Paulo no ano 56 d.C, consistindo no texto de Fl 4,10-20, agradecimento de Paulo aos Filipenses, pelo auxilio prestado enquanto estava em Tessalónica.

§ Carta B – escrita em 56 d.C, sendo o texto de Fl 1, 1-3,1, com o acréscimo de 4,2-7.21-23. É enviada por Paulo em cativeiro, salientando as dificuldades e sofrimentos em que se encontra, finalizando a carta com exortações e saudações.

§ Carta C – escrita em 57 d.C, constituindo o texto de Fl 3,2-4,1.8-9. Consiste numa carta polémica, após a libertação e prometida visita à comunidade, onde Paulo relata o choque com os Judaizantes, finalizando com uma exortação de tudo o que merece valor.

No entanto, é sempre difícil chegar a uma conclusão, sendo que apesar dos pequenos elementos de descontinuidade, é aceite na generalidade que a Carta se trate de uma só epístola.

Conclusão Final

Na base da Teologia desta carta encontra-se o Hino. A celebração de Cristo humilhado e glorificado transmite ao Apóstolo uma atitude de aceitação de todo o sofrimento, como considera que até a própria morte é um lucro (Fl 1,20). A atitude do Apóstolo ajuda a comunidade a manter-se firme na Fé e no anuncio do Evangelho, mesmo sofrendo dificuldades.

Assim Paulo e a comunidade lutam para anunciar o Evangelho, até ao limite das possibilidades humanas, tendo presente a experiência íntima da morte e ressurreição de Jesus, esperando o Dia do Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário