6.05.2011

Estrutura retórica – Carta aos Efésios

Estrutura retórica – Carta aos Efésios

Praescriptum

Exordium – Introdução ao discurso.

Narratio – Explicação dos temas abordados

Probatio – Defesa, argumentação das ideias do Orador

Peroratio – Conclusão do discurso

Postscriptum

Carta aos Efésios

Praescriptum | 1,1-2

Exordium | 1, 3-23 | Paulo capta a atenção da sua audiência começando por apresentar um Hino jubilioso a Deus. Tece elogios à comunidade pela sua Fé no Senhor Jesus Cristo, e amor para com todos os Santos. No entanto, também relembra das falhas existentes em todos, mas através de Cristo todos estão salvos.

Narratio |2,1 - 3, 21| Paulo expõe os temas que pretende abordar, como a reconciliação entre judeus e gentios. Os cristãos, originários do paganismo, são chamados, com os cristãos de origem judaica, a formarem um só povo e uma humanidade nova.

Refere que apenas por meio de Cristo crucificado, é que se estabelece a paz na Igreja e no mundo inteiro.

Anuncia o plano de Salvação (3,1-19), que pretende a união e glorificação de todos os homens em Cristo.

Probatio | 4,1 – 5, 20 | Paulo apela à unidade no pluralismo. Aconselha a que a paz, fruto da morte de cristo, se comece a realizar na comunidade, através do acolhimento recíproco dos seus membros, utilizando os dons diferentes para um bem comum.

Paulo exorta a comunidade a precederem de modo digno do chamamento que receberam. Elabora um discurso em defesa de Cristo, argumentando que a comunidade terá que “despir o homem velho, corrompido por desejos enganadores...” e “deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente;” (Ef 4, 22-23).

Paulo demonstra claramente ser conhecer dos factos, mostrando o seu direito de falar e argumentar. Elabora alguns conselhos para que a comunidade se torne digna da Palavra e imitadora de Deus.

Peroratio | 5, 21 – 6,24 | Paulo conclui o seu discurso, aconselhando a comunidade a afastar-se de todo o mal.

Apela à vigilância, pois a luta do cristão não é contra o sangue e a carne, mas sim contra os dominadores deste mundo de trevas.

Finaliza a carta dando algumas informações pessoais e com um desejo de paz e amor para a toda a comunidade, “Paz aos irmãos, bem como amor e fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça esteja com todos os que amam Nosso Senhor Jesus Cristo, com um amor inalterável.” (Ef 6 23-24).

Sem comentários:

Enviar um comentário