6.04.2011

Quatro Partes do discurso na Segunda Carta a Timóteo

Exordium (introdução do discurso): 2 Tm 1,1-5

• Onde Paulo dá graças a Deus por Timóteo seu filho que gerou que tem-o recordado nas suas orações, recorda também a avó de Timóteo e Eunice sua mãe.

Narratio (narração dos acontecimentos): 2 Tm 1,6-18

• Onde Paulo diz que impôs as mãos sobre Timóteo e nesse momento Deus conferiu-lhe um espírito de força, de amor e de sobriedade. Por isso ele não deve ter medo pois deve confiar no poder de Deus que os salvou e os convocou a uma vocação santa. Paulo refere também que Cristo Jesus não apenas destruiu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade pelo Evangelho. Paulo fala daqueles que o abandonaram quando foi preso e também daqueles que o foram visitar.

Probatio (momento das provas e argumentos que sustentam uma determinada posição): 2 Tm 1-18- 4,8

• Aqui, Paulo lembra a Timóteo o que aprendeu, não foi ensinado por nenhum desconhecido e por alguém sem credibilidade, mas aprendeu através de Paulo e conjuntamente com muitas testemunhas fiéis. Estes ensinamentos recebidos deveram ser postos em pratica e ensinados a outros. 2 Tm 2,2
• É lembrado por Paulo que o que este ensina é vivido “pelo qual sofro, até ás cadeias, como malfeitor, por isso aquilo que ensina não é palavra vã.
• Paulo lembra que o servo do Senhor não deve brigar e que deve ser manso com todos, sendo paciente e utilizando a suavidade para ensinar os opositores.
• Paulo alerta Timóteo para o aparecimento de homens egoístas, gananciosos, blasfemos, mentirosos, inimigos do bem que apareceram com aparências de piedade e que este deve estar atento e afastado de tais homens.
• Paulo diz: que Timóteo deverá permanecer firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo desde a infância pois as Sagradas Escrituras têm o poder de comunicar a sabedoria e a salvação pela fé em Cristo Jesus e que toda a Palavra é “inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem seja perfeito, qualificado para toda a boa obra.
• Paulo diz a Timóteo que quando tentarem desviar os seus ouvidos da verdade “tu, porém, sê sóbrio em tudo, suporta o sofrimento, faz o trabalho de evangelista, realiza plenamente o teu ministério.

Peroratio (síntese final): 2 Tm 4,6ss

• Paulo diz-nos “Quanto a mim, já fui oferecido em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo Juiz, naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua aparição”.

Sem comentários:

Enviar um comentário