6.05.2011

FORMAÇÃO DO DISCURSO NAS CARTAS

Aristóteles apresenta-nos a formação do discurso em 4 momentos:
a) Exordio
b) Narrativo (ethos, pathos, logos)
c) Probatio
d) Peroratio


Segundo o professor Doutor Prof. Doutor José Tolentino, podemos saber estes momentos mas temos que saber que o texto é um texto vivo. Este esquema é apenas uma ferramenta.

O EXORDIUM – é introdução ao discurso. A sua função é captar a audiência, despertar, para o que vai ser dito. É fazer as pessoas estarem atentas e ao mesmo tempo numa atitude de compreensão do narrador.
A oratória clássica fala de 4 técnicas :
1 Refrear a auto-promoção do narrador, deve afirmar o direito de afirmar, mas não se deve impor. O orador tem que ter alguma fragilidade para captar o seu auditório.
2 Criticar os seus opositores, é uma coisa que vai interessar;
3 Louvar a audiência mas sem exagerar. O elogio da audiência é importante para a aproximação.
4 Sublinhar o conteúdo de forma atractiva. Vai tratar uma coisa que interessa…

A NARRATIO – constitui na apresentação dos factos que são o pano de fundo. Na narratio temos três pontos fundamentais:
1º ETHOS – como capta o auditório, é muito importante, é a garantia que o orador dá de fiabilidade, para que a sua mensagem seja aceite;
2º PATHOS como é que o auditório reage, ao que o narrador faz para despertar o auditório, é a maneira como o auditório recebe a palavra, o discurso, o entusiasmo, as reacções;
3º LOGOS – a forma como está organizado o discurso.

Muitas vezes o orador entre a NARRATIVO e a PROBATIO faz a DIGRESSIO—que funciona como um parênteses para atrair: exemplo, conta uma anedota para levantar o ânimo da audiência.

Muitas vezes também antes de começar a PROBATIO há A PROPOSITIO. – é o orador dizer a sua tese, o que ele quer dizer, defender. Um discurso bem organizado tem uma ideia. Paulo escreve porque tem uma novidade, tem uma ideia que quer transmitir. A PROPOSITIO é a definição da tese, é muito breve.

PROBATIO – é o momento importante do discurso - é o momento da persuasão, argumentação. Assenta no orador, no auditório, na palavra dita.

Paulo está sempre numa relação pessoal com cada comunidade. Lembra a sua relação, história, louva, confirma, diz palavras só para aquela comunidade. Paulo escreve por uma necessidade. É um meio que ele tem para chegar à comunidade. É uma coisa que hoje falha muito na comunicação da Igreja. Este é um esquema muito realista a propósito da comunicação humana.
As cartas são lugar de reconciliação, porque o conflito já aconteceu.
Na carta aos gálatas Paulo entra a matar. Nós perguntamos como é que eles vão aceitar aquela carta, mas depois Paulo lembra que quando esteve doente foi acolhido pela comunidade e estabelece relação, coloca-se em relação. Paulo é um mestre de relação cristã por excelência. Quando lemos as cartas de Paulo vemos isto.
As cartas de Paulo são um momento poderoso de comunicação teológica. Em Paulo há a preocupação de chegar à assembleia. As comunidades aceitaram estas cartas, porque estas cartas são úteis. É muito importante o orador e a sua relação com a audiência. De Paulo, podemos dizer, que está sempre a pescar o olho à audiência.

A PROBATIO - é o momento da prova, da argumentação, do discurso, daquilo que se propõe. Paulo procura provar. Paulo argumenta. A fé precisa de argumentos, não é uma fé cega.
A fé não é irracional, o nosso Deus não é irracional. Não se chega sem a razão, mas também não se chega só com a razão.
Vemos na carta aos romanos. Paulo não diz as coisas sem as justificar.

PERORATIO - é a conclusão da dissertação. Muitas vezes faz-se antes um apelo à assembleia e depois o discurso final. Segundo Jerome Murphy-O´Connor na PERORATIO o orador recapitula os seus argumentos (enumeratio), incita a audiência a odiar a alternativa refutada (indignatio) e esforça-se por conquistar a piedade dos seus ouvintes (conquestio) .
Paulo, os seus discursos têm uma forma epistolar. Começam com praescriptum e o postscriptum conclusão

Pegar numa carta de Paulo e identificar as dimensões do discurso: em especial: 1º eths – como capta o auditório; 2º pathos como é que o auditório reage, o que o narrador faz para despertar o auditório; 3º logos – a forma como está organizado o discurso

É preciso ganhar consciência do discurso. Como é que o discurso está construído.
Praescriptum
a) Exordium
b) Narrativo (ethos, pathos, logos)
c) Probatio
d) Peroratio
Postscriptum

Esquema retórico aplicado às cartas Paulinas 1 CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
PRAESCRIPTUM
1, 1-3 “Saudação - 1Paulo, chamado por vontade de Deus a ser apóstolo de Cristo Jesus, e Sóstenes, nosso irmão, 2à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 3graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
EXORDIUM 1, 4-9 “4 Dou incessantemente graças ao meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi concedida em Cristo Jesus. 5Pois nele é que fostes enriquecidos com todos os dons, tanto da palavra como do conhecimento. 6Assim, foi confirmado em vós o testemunho de Cristo, 7de modo que não vos falta graça alguma, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. 8É Ele também que vos confirmará até ao fim, para que sejais encontrados irrepreensíveis no Dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. 9Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo Nosso Senhor. ”
PROPOSITIO 1, 10 “10 Peço-vos, irmãos, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que estejais todos de acordo e que não haja divisões entre vós; permanecei unidos num mesmo espírito e num mesmo pensamento.”
NARRATIO 1, 11-17 “11Pois, meus irmãos, fui informado pelos da casa de Cloé, que há discórdias entre vós. 12Refiro-me ao facto de cada um dizer: «Eu sou de Paulo», ou «Eu sou de Apolo», ou «Eu sou de Cefas», ou «Eu sou de Cristo». 13Estará Cristo dividido? Porventura Paulo foi crucificado por vós? Ou fostes baptizados em nome de Paulo? 14Dou graças a Deus por não ter baptizado nenhum de vós, a não ser Cristo e Gaio, 15para que ninguém diga que fostes baptizados em meu nome. 16Baptizei também a família de Estéfanes, mas, além destes, não sei se baptizei mais alguém.
Sabedoria do mundo e loucura da cruz - 17Na verdade, Cristo não me enviou a baptizar, mas a pregar o Evangelho, e sem recorrer à sabedoria da linguagem, para não esvaziar da sua eficácia a cruz de Cristo.”
CONFIRMATIO 1, 18-15, 57“18A linguagem da cruz é certamente loucura para os que se perdem mas, para os que se salvam, para nós, é força de Deus.”, “57Mas sejam dadas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
PERORATIO 15, 58“58Assim, meus queridos irmãos, sede firmes, inabaláveis, e progredi sempre na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é inútil no Senhor.”
POSTSCRIPTUM
16, 1-24“1Quanto à colecta em favor dos santos, fazei vós também o que ordenei às igrejas da Galácia. 2No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em sua casa, o que tiver conseguido poupar, para que, à minha chegada, não se tenha ainda de fazer a colecta. 3Quando aí chegar, enviarei, munidos de cartas, aqueles que tiverdes escolhido para levar a vossa oferta a Jerusalém. 4E, se convier que eu vá também, farão a viagem comigo.
Projectos e notícias - 5Irei ter convosco depois de passar pela Macedónia, pois a Macedónia, só a pretendo atravessar. 6É possível que me demore entre vós ou até passe aí o Inverno, para que me acompanheis aonde eu tenho de ir. 7Não vos quero ver só de passagem, mas espero permanecer algum tempo convosco, se o Senhor o permitir. 8Entretanto, ficarei em Éfeso até ao Pentecostes, 9pois abriu-se ali uma porta larga e propícia, embora os adversários sejam muitos. 10Se Timóteo aí chegar, velai para que esteja convosco sem receios, porque ele trabalha, como eu, na obra do Senhor. 11Que ninguém o despreze. E preparai-lhe a viagem para voltar em paz para junto de mim, pois estou à sua espera, com os irmãos. 12Quanto ao nosso irmão Apolo, pedi-lhe muito que fosse visitar-vos, com os irmãos, mas ele, de modo algum, quis ir agora; irá quando tiver oportunidade.

Últimas recomendações e saudações - 13Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes. 14Que, entre vós, tudo se faça com amor. 15Mais uma recomendação, irmãos: conheceis os da família de Estéfanes, que são as primícias da Acaia e todos se consagraram ao serviço dos santos. 16Sede serviçais para pessoas como eles e para com todos os que trabalham e sofrem com eles. 17Sinto-me feliz com a chegada de Estéfanes, Fortunato e Arcaico, pois eles supriram a vossa ausência. 18Trouxeram a tranquilidade ao meu espírito e ao vosso. Tende, pois, apreço por tais pessoas. 19Saúdam-vos as igrejas da Ásia. Áquila e Priscila, juntamente com a assembleia que se reúne em sua casa, enviam-vos muitas saudações no Senhor. 20Saúdam-vos todos os irmãos. Saudai-vos uns aos outros com um ósculo santo. 21A saudação é do meu próprio punho: Paulo. 22Se alguém não ama o Senhor, seja anátema! «Vem, Senhor!» 23A graça do Senhor Jesus esteja convosco! 24Eu amo-vos a todos em Cristo Jesus.”

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