6.02.2011

A redacção da carta aos Filipenses

Podemos apontar 4 cidades para a redacção da carta aos filipenses: Roma, Éfeso, Corintio e Cesareia.

- Primeiro que tudo Roma. Sabemos que Paulo esteve lá preso. Uma referencia que temos é que Timoteo está com Paulo. Ora, na carta aos Romanos, não há nenhuma referencia de Timoteo na prisão com Paulo. Há uma tradição apostólica no sentido de apontar Roma, mas contudo há dificuldades.

- Depois temos a hipótese de Éfeso. Sabemos que Timoteo esteve em Éfeso. E a distancia é mais perto Efeso de Filipos que Filipos de Roma. Mas, não há nada que nos diga que Paulo esteve preso em Efeso. Por outro lado, a carta aos filipenses traduz um ambiente de isolamento, um isolamento que é afectivo.

- A favor de Corinto há algumas situações. É a cidade mais próxima de Filipos. Sabemos que em Corinto Paulo tinha varias dificuldades e medo de ter preso, e se calhar até foi preso. Mas há a dificuldade do isolamento que Paulo diz sentir na carta aos filipenses, pois ainda assim Paulo tinha uma estima na cidade.

- Cesareia. Sabemos que Paulo esteve preso no pretório de Cesareia. E era uma cidade militar. Sabemos que Paulo esteve preso mas com liberdade de movimentos. Mas há o problema de que Paulo em Cesareia está a caminho de Roma, onde a intenção de Paulo era passar por Roma para alcançar o Ocidente, ora nesta rota não se encontra Filipos.

Sem comentários:

Enviar um comentário