6.06.2011

Identificação do tipo de retórica em Efésios

Toda a epístola aos efésios surge como uma grande exortação, uma exortação a que os cristãos desta cidade assumam verdadeiramente o modo de viver do Senhor. Por isso, encontramos um uso abundante de uma retórica de tipo deliberativa, juntamente com dissertações expositivas, no início da epístola.

Assim sendo, encontramos uma dissertação expositiva, que vai desde o início da epístola até 2, 22. Nesta primeira parte, Paulo começa por dar graças a Deus pelos efésios, uma acção de graças em forma de hino cristológico (1, 3-10), a que Paulo dá continuidade com uma espécie de embolismo (1, 11-14). Neste primeira parte da epístola, Paulo fala de forma colectiva – a salvação manifestada em Cristo para um “nós” – louvando a fé dos efésios (1, 15-23), a vida nova que receberam por Cristo em contraposição com a vida antiga (2, 1-10), e a universalidade da salvação, que derruba o muro entre judeus e gentios (2, 11-22).

A apontar algum uso de uma retórica forense, apontaríamos o excerto 3, 1-13. Embora não seja possível identificar aqui uma defesa propriamente dita, o Apóstolo fala sobre si e sobre a missão que Deus lhe confiou em relação aos efésios, certamente recordando a origem da sua autoridade.

De seguida, encontramos então o grande cerne da epístola onde Paulo faz uso de uma retórica deliberativa. O seu conteúdo fundamental é a exortação à vida nova recebida em Cristo, com o predomínio dos verbos no tempo presente.

Entre os vários temas de exortação, encontramos: Paulo que exorta os efésios a que Cristo habite nos seus corações, para conhecerem as dimensões do seu amor (3, 14-21); a unidade e o tema do único corpo em Cristo (4, 1-16); a perfeição moral (4, 17-5, 7); o ser luz no Senhor, em continuidade com o anterior (5, 8-18); amor de Cristo, modelo de amor conjugal (5, 21-33); respeito nas relações familiares e sociais (6, 1-9); e, enfim, o tema da luta do cristão (6, 10-20).

Sem comentários:

Enviar um comentário