6.05.2011

O Ethos, o Pathos e o Logos na 1Tessalonicenses

O Ethos, O Pathos, e O Logos na 1Tessalonicenses
Ethos: 2, 1-12
Paulo expõe aqui o seu carácter a partir da recordação do seu comportamento aquando da sua estadia com os Tessalonicenses – deve-se ter presente que Paulo já sabia nesta altura que a Igreja de Tessalónica já Havia sido visitada pelos cristãos judaizantes, que procuravam «destruir» a credibilidade de Paulo nas Igrejas evangelizadas por este (Murphy-O’Connor – Paulo, um homem inquieto, um apostolo insuperável). Daí, Paulo falar-lhes da sua conduta aquando da sua estadia: de como se apresentou humildemente, de como não fez valer a sua autoridade de apostolo, mas pelo contrário lhes procurou demonstrar o seu amor por eles. Paulo coloca uma grande ênfase no facto de ter trabalhado enquanto se encontrava com os tessalonicenses, para fazer frente à critica dos seus opositores que se fazia apostolo para ganhar a vida. Termina dizendo que os tessalonicenses bem sabem como os exortou a viver de maneira digna de Deus.
Pathos: 2, 13-14
Paulo neste passo da dissertação procura através do pathos captar a sua audiência recordando-lhes o seu comportamento e enaltecendo-o. Pelo seu acolhimento da Palavra, por terem sido imitadores das Igrejas de Deus que estão na Judeia, pois tiveram de sofrer o mesmo que estes da parte dos judeus.
Logos: 4, 1-12
Neste passo da dissertação Paulo incita a sua audiência a agradar mais a Deus. Começa por dizer que os tessalonicenses já fazem isso, devendo, no entanto, progredir mais. Recorda-lhes as instruções que já lhes havia dado: afastarem-se da luxúria, não causar mal a nenhum irmão. Pois a santidade é a meta que os espera, e não rumar para ela é negar o Espirito. Paulo trata ainda aqui de um dos problemas da comunidade da Igreja de Tessalónica, que Timóteo lhe havia transmitido, que era o de alguns cristãos não trabalharem por pensarem que a parusia do Senhor estava perto. Destacando, antes de interpelar os tessalonicenses a fazerem isto, que eles já fazem muito bem para com os irmãos de toda Macedónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário