5.04.2011

Será o Paulo dos Actos "histórico"?

Estamos já habituados a um certo discurso sobre S. Paulo que afirma que o Apóstolo só é verdadeiramente retratado nas suas cartas (pelo menos naquelas consideradas autênticas), enquanto que o livro dos Actos dos Apóstolos apresenta um personagem fictício, construído pelo narrador. Não querendo aqui entrar em polémica sobre a verdade ou inverdade dos vários “retratos” paulinos no NT, parece-me interessante apresentar um ponto de vista que, sem negar as grandes diferenças entre as Cartas e os Actos, lança uma perspectiva que merece ser analisada. Mikeal C. Parsons, na obra Luke: Storyteller, Interpreter, Evangelist, pergunta sobre aquilo que cristãos já familiarizados com as cartas veriam na história lucana de Paulo. Na sua opinião, reconheceriam essencialmente o mesmo personagem, na medida em que aquelas forneceriam o “background” para a teologia de Lucas. Os Actos, expandindo algumas das referências crípticas de Paulo, demonstram que este é precisamente o que reclama para si em 1Cor 15,8-11: «Em último lugar, apareceu-me também a mim, como a um aborto. É que eu sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado Apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou e a graça que me foi concedida, não foi estéril. Pelo contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles: não eu, mas a graça de Deus que está comigo. Portanto, tanto eu como eles, assim é que pregamos e assim também acreditastes.» É claro que, para chegar a esta conclusão, é necessário partir do pressuposto que Lucas conheceria o pensamento de Paulo, embora seja incerto qual o grau de familiaridade. Seria através de contacto pessoal? Ou de tradição oral? Ou ainda da leitura de alguma(s) carta(s) paulina(s)? Parsons é da opinião de que se deve excluir a segunda opção; de facto, há um paralelismo entre os Actos e as Epístolas no que concerne a convenções retóricas, ao papel e função dos milagres no ministério paulino, à compreensão do apostolado e a elementos teológicos essenciais para limitar o conhecimento da figura de Paulo, por parte de Lucas, a uma amorfa tradição oral. Se tomarmos como certa a primeira opção (contacto pessoal), então a conclusão óbvia é que o relato lucano retrata o Paulo “histórico”. O autor não considera esta posição particularmente digna de objecção, mas também não a toma como necessária, isto porque os leitores de Actos provavelmente só conheciam Paulo através das suas cartas e, portanto, os paralelos a estabelecer situam-se apenas num nível literário. Assim, os leitores de Actos reconheceriam nesta narrativa o mesmo Paulo que conheciam através da sua epistolografia, num retrato fiável, embora enriquecido e alargado, precisamente porque não esperariam que esta narrativa desenvolvesse o ministério da escrita de Paulo, mas sim que expandisse o personagem a outros aspectos do seu ministério, como os discursos e milagres, ressaltando a sua semelhança com os outros apóstolos.

4.15.2011

Trois Couleurs: 'Bleu' finale


The finale of the 1993 french film 'Bleu' directed by Krzysztof Kieślowski.

The music is the 'Song for the Unification of Europe' from the film's soundtrack, composed by Zbigniew Preisner and sung in Greek. It's an abridged version of 1 Corinthians:13 ("Hymn to Love") of the Bible.

Sinfonia Varsovia, conducted by Wojciech Michniewski
Elzbieta Towarnicka, soprano
The Silesia Philharmonic Choir.

Lyrics:
Ean tes gloses ton anthropon lalo ke ton angelon
agapin de mi eho, gegona halkos ihon i cymbalon alalazon.
Ke ean eho profitian ke ido ta mystiria panta
oste ori methistanin,agapin de mi eho
ouden imi.
I agapi makrothymi, christevete,
I agapi ou zili, i agapi ou perperevete, ou fysioute.
Panta stegi, panta pistevi, panta elpizi, panta ypomeni,
i agapi oudepote ekpipti
ite de profitie katargithisonte
ite glose pafsonte
ite gnosis katargithisete
Nini de meni, pistis, elpis, agapi,
ta tria tafta,
mizon de touton i agapi.

4.09.2011

Estudo da Carta a Filémon, segundo Jordi Bosch

Destinatário:

Não há a mínima duvida sobre a identidade do destinatário da carta, Paulo nomeia a Filémon ao principio da carta que é enviada (v.1). Sobre ele sabemos que é «colaborador» (v.1), e que na sua casa se reúne uma «igreja» (v.2). Sabemos claramente que tinha um escravo chamado Onésimo (v.10). À luz de Col 4,9, podemos supor que o dono e o escravo viviam em Colossos.

Ocasião da Carta:

O motivo concreto das cartas é a devolução de Onésimo, com a ideia de que seja libertado da sua situação de escravidão (v.15-17). Apareceu a Paulo e este o converteu e Onésimo ficou ao serviço do apóstolo (v. 11-13), mas este entendeu que se devia regularizar a sua situação.

Estilo e Vocabulário:

Mais no estilo do que no vocabulário, esta carta acusa um menor compromisso literário e ideológico por parte do apóstolo e muitas vezes fica-se sem saber o que virá depois.

Quanto ao vocabulário em Filémon encontramos 141 palavras diferentes num escrito de 335.

Questões Abertas:

A única questão que se pode colocar à Carta a Filémon é da sua junção com a vida de Paulo; a sua solução dependerá em boa parte dos parâmetros em que se coloca a dita vida de Onésimo e também se este era um escravo fugitivo propriamente dito ou um escravo que procurou o amigo do seu dono.

3.30.2011

Cartas de Paulo | Remetentes, destinatários e saudações

Cartas de Paulo | Remetentes, destinatários e saudações

Carta aos Romanos:

  • Remetente | “Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado a ser Apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, ...” ( 1, 1)
  • Destinatário | “... a todos os amados de Deus que estão em Roma, chamados a ser santos...” (1, 7)
  • Saudações | “...graças e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!” (1, 7)

1ª Carta aos Coríntios:

  • Remetente | “Paulo, chamado por vontade de Deus a ser apóstolo de Cristo Jesus, e Sóstenes, nosso irmão...” (1,1)
  • Destinatário | “...à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo de Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...” (1,2)
  • Saudação | “...graças e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou incessantemente graças ao meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi concebida em Cristo Jesus.” (1, 3-5)

2ª Carta aos Coríntios:

  • Remetente | “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,...” (1,1)
  • Destinatário | “...à igreja de Deus que está em Corinto, como a todos os santos que estão na Ásia inteira,...” (1,1)
  • Saudação | “...a vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das Misericórdias e o Deus de toda a consolação!” (1, 2-3)

Carta aos Gálatas:

  • Remetente | “Paulo, apóstolo – não da parte dos homens, nem por meio de homem algum, mas por meio de Jesus Cristo e de Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos – e todos os irmãos que estão comigo,...” (1,1-2)
  • Destinatário | “...às igrejas da Galácia...” (1, 2)
  • Saudação | “...Graças e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,...” (1, 3)

Carta aos Efésios:

  • Remetente | “Paulo, Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus,...” (1, 1)
  • Destinatário | “...aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso...” (1,1)
  • Saudação | “...a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (1,2)

Carta aos Filipenses:

  • Remetente | “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus,...” (1,1)
  • Destinatário | “...a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com seus bispos e diáconos...” (1,1)
  • Saudação | “... a vós a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (1,2)

Carta aos Colossenses:

  • Remetente | “Paulo, Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,...” (1,1)
  • Destinatário | “...aos irmãos em Cristo, santos e fiéis, que vivem em Colossos...” (1,2)
  • Saudação |”...a vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nas orações que continuamente fazemos por vós, desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos, por causa da esperança que vos está reservada nos Céus.” (1, 2-8)

1ª Carta aos Tessalonicenses:

  • Remetente | “Paulo, Silvano e Timóteo...” (1,1)
  • Destinatário | “...à igreja de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, que está em Tessalónica.” (1,1)
  • Saudação |” A vós, graça e paz. Damos continuamente graças a Deus por todos vós, recordando-vos sem cessar nas nossas orações; a vosso respeito, guardamos na memória a actividade da fé, o esforço da caridade e a constância da esperança, que vêm de Nosso Senhor Jesus Cristo, diante de Deus e nosso Pai, conhecendo bem, irmãos amados de Deus, a vossa eleição, pois o nosso Evangelho não se apresentou a vós apenas como uma simples palavra, mas também com poder e com muito êxito pela acção do Espírito Santo...” (1,1-5)

2ª Carta aos Tessalonicenses:

  • Remetente | “Paulo, Silvano e Timóteo...” (1,1)
  • Destinatário | “...à Igreja de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, que está em Tessalónica.” (1,1)
  • Saudação | “Graça e paz a vós da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Devemos dar continuamente graças a Deus por vós, irmão, como é justo, pois que a vossa fé cresce extraordinariamente e a caridade recíproca superabunda em cada um e em todos vós,...” (1,2-3)

1ª Carta a Timóteo:

  • Remetente | “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,...” (1,1)
  • Destinatário | “...a Timóteo, verdadeiro filho na fé...” (1,2)
  • Saudação |” ...graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor.” (1,2)

2ª Carta a Timóteo:

  • Remetente | “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, por desígnio de Deus, segundo a promessa da vida que há em Cristo Jesus,...” (1,1)
  • Destinatário | “...a Timóteo, meu filho querido...” (1,2)
  • Saudação |”...graça, misericórdia e paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo em consciência pura, como já fizeram os meus antepassados, ao recordar-te constantemente nas minhas orações, noite e dia.” (1,2-3)

Carta a Tito:

  • Remetente | “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo...” (1,1)
  • Destinatário | “...a Tito, meu verdadeiro filho, pela fé comum...” (1,4)
  • Saudação |”...a graça e a paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.” (1,4)

Carta a Filémon:

  • Remetente | “Paulo, prisioneiro por causa de Cristo Jesus e o irmão Timóteo,...” (1,1)
  • Destinatário | ”...a Filémon, nosso querido colaborador, à irmã Ápia, a Arquipo nosso querido companheiro de luta, e à igreja que se reúne em tua casa...” (1, 1-2)
  • Saudação |”...a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo! Dou graças ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti nas minhas orações, por ouvir falar do teu amor e da tua fé: fé no Senhor Jesus e amor para com todos os santos ” (1,3-5)

3.29.2011

Provavelmente o mais antigo escrito do Cristianismo descoberto numa caverna da Jordânia, anterior às cartas de Paulo

Jordan battles to regain 'priceless' Christian relics

Book found in Jordan

They could be the earliest Christian writing in existence, surviving almost 2,000 years in a Jordanian cave. They could, just possibly, change our understanding of how Jesus was crucified and resurrected, and how Christianity was born.

A group of 70 or so "books", each with between five and 15 lead leaves bound by lead rings, was apparently discovered in a remote arid valley in northern Jordan somewhere between 2005 and 2007.

A flash flood had exposed two niches inside the cave, one of them marked with a menorah or candlestick, the ancient Jewish religious symbol.

A Jordanian Bedouin opened these plugs, and what he found inside might constitute extremely rare relics of early Christianity.

That is certainly the view of the Jordanian government, which claims they were smuggled into Israel by another Bedouin.

The Israeli Bedouin who currently holds the books has denied smuggling them out of Jordan, and claims they have been in his family for 100 years.

Jordan says it will "exert all efforts at every level" to get the relics repatriated.

Incredible claims

The director of the Jordan's Department of Antiquities, Ziad al-Saad, says the books might have been made by followers of Jesus in the few decades immediately following his crucifixion.

"They will really match, and perhaps be more significant than, the Dead Sea Scrolls," says Mr Saad.

"Maybe it will lead to further interpretation and authenticity checks of the material, but the initial information is very encouraging, and it seems that we are looking at a very important and significant discovery, maybe the most important discovery in the history of archaeology."

Detail from the Jordanian relic The texts might have been written in the decades following the crucifixion

They seem almost incredible claims - so what is the evidence?

The books, or "codices", were apparently cast in lead, before being bound by lead rings.

Their leaves - which are mostly about the size of a credit card - contain text in Ancient Hebrew, most of which is in code.

If the relics are of early Christian origin rather than Jewish, then they are of huge significance.

One of the few people to see the collection is David Elkington, a scholar of ancient religious archaeology who is heading a British team trying to get the lead books safely into a Jordanian museum.

He says they could be "the major discovery of Christian history", adding: "It's a breathtaking thought that we have held these objects that might have been held by the early saints of the Church."

He believes the most telling evidence for an early Christian origin lies in the images decorating the covers of the books and some of the pages of those which have so far been opened.

Mr Elkington says the relics feature signs that early Christians would have interpreted as indicating Jesus, shown side-by-side with others they would have regarded as representing the presence of God.

"It's talking about the coming of the messiah," he says.

"In the upper square [of one of the book covers] we have the seven-branch menorah, which Jews were utterly forbidden to represent because it resided in the holiest place in the Temple in the presence of God.

"So we have the coming of the messiah to approach the holy of holies, in other words to get legitimacy from God."

Location clues

Philip Davies, Emeritus Professor of Old Testament Studies at Sheffield University, says the most powerful evidence for a Christian origin lies in plates cast into a picture map of the holy city of Jerusalem.

"As soon as I saw that, I was dumbstruck. That struck me as so obviously a Christian image," he says.

"There is a cross in the foreground, and behind it is what has to be the tomb [of Jesus], a small building with an opening, and behind that the walls of the city. There are walls depicted on other pages of these books too and they almost certainly refer to Jerusalem."

Book found in Jordan The books were bound by lead rings

It is the cross that is the most telling feature, in the shape of a capital T, as the crosses used by Romans for crucifixion were.

"It is a Christian crucifixion taking place outside the city walls," says Mr Davies.

Margaret Barker, an authority on New Testament history, points to the location of the reported discovery as evidence of Christian, rather than purely Jewish, origin.

"We do know that on two occasions groups of refugees from the troubles in Jerusalem fled east, they crossed the Jordan near Jericho and then they fled east to very approximately where these books were said to have been found," she says.

"[Another] one of the things that is most likely pointing towards a Christian provenance, is that these are not scrolls but books. The Christians were particularly associated with writing in a book form rather than scroll form, and sealed books in particular as part of the secret tradition of early Christianity."

The Book of Revelation refers to such sealed texts.

Another potential link with the Bible is contained in one of the few fragments of text from the collection to have been translated.

It appears with the image of the menorah and reads "I shall walk uprightly", a sentence that also appears in the Book of Revelation.

While it could be simply a sentiment common in Judaism, it could here be designed to refer to the resurrection.

It is by no means certain that all of the artefacts in the collection are from the same period.

But tests by metallurgists on the badly corroded lead suggest that the books were not made recently.

The archaeology of early Christianity is particularly sparse.

Little is known of the movement after Jesus' crucifixion until the letters of Paul several decades later, and they illuminate the westward spread of Christianity outside the Jewish world.

Never has there been a discovery of relics on this scale from the early Christian movement, in its homeland and so early in its history.


http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12888421



Estrutura retórica da Primeira Epístola aos Coríntios

O Praescriptum: 1Cor 1, 1-2.
O exordium da Carta não aparece de forma clara. Contudo, na acção de graças, aparecem elementos que podem ter as funções do exordium. Assim, Paulo afirma acerca dos de Corinto: «Pois fostes nele cumulados de todas as riquezas, todas as da palavra e todas as do conhecimento. Na verdade, o testemunho de Cristo tornou-se firme em vós, a tal ponto que nenhum dom vos falte, a vós que esperais a Revelação de nosso Senhor Jesus Cristo.» (1Cor 1, 5-7) Estes versículos podem exprimir a função de exordium no sentido de criar uma empatia com o auditório, mais ainda se tomamos em conta a dureza das problemáticas que serão abordadas imediatamente. Há também uma Propositio no versículo dez quando o autor afirma: «Eu vos exorto, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo: guardai a concórdia uns com os outros, de sorte que não haja divisões entre vós; sede estreitamente unidos no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar.» (1Cor 1, 10) Contudo, é importante salientar que se Paulo não se detém muito tempo num possível exordium, é pelo carácter tenso das problemáticas da comunidade. A grande problemática que Paulo visa é a divisão: «Com efeito, meus irmãos, pessoas da casa de Cloé me informaram que existem rixas entre vós. Explico-me: cada um de vós diz: “Eu sou de Paulo!”, ou “Eu sou de Apolo!”, ou “Eu sou de Cefas!”, ou “Eu sou de Cristo!”.» (1Cor 1, 11-12) Paulo ataca a doença de forma rápida, sem preâmbulos, pois a ferida está aberta no seio da comunidade.
Assim, a Probatio, aparece introduzida por um forte tom de queixa do Apóstolo: «Cristo estaria dividido? Paulo teria sido crucificado em vosso favor? Ou fostes baptizados em nome de Paulo?» (1Cor 1, 13)
Perante uma comunidade dividida em partidos que procuram legitimidade em diversos apóstolos, a Probatio de Paulo esgrime a sabedoria da Cruz, contraposta a uma mera sabedoria humana, tendencialmente movida para a afirmação individual. (1Cor 1, 17-2, 16)
Antes de examinar os elementos que nos parecem estruturar a Probatio, sublinhamos o ethos do Aapóstolo que nesta Carta também se reveste de apologia pro vita suam. Num primeiro momento, Paulo começa por relembrar o verdadeiro lugar do apóstolo: «Quem é pois Apolo? Quem é Paulo… Servos, por meio dos quais tendes acreditado!, e cada um segundo as graças concedidas pelo Senhor.» (1Cor 3,5) Posteriormente Paulo passa à defesa clara da sua condição apostólica: «Não sou eu livre? Não sou eu apóstolo? Por acaso não vi eu Jesus nosso Senhor? Não sois vós a minha obra no Senhor? Ainda se para outros não sou eu apóstolo, para vós o sou com toda a certeza; pois vós sois o selo do meu apostolado no Senhor! Esta é a minha resposta àqueles que me acusam: Não temos o direito de comer e de beber? Não temos o direito de levar connosco, nas viagens uma mulher cristã, como os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas? […] Todavia não usamos esse direito; ao contrário, tudo suportamos, para não criar obstáculo ao evangelho de Cristo. [….] Da minha parte, porém, não me vali de nenhum desses direitos. Nem escrevo estas coisas no intuito de reclamá-los em meu favor. […] Qual é então o meu salário? É que, pregando o evangelho, eu o prego gratuitamente, sem usar dos direitos que a pregação do evangelho me confere.» (1Cor 9, 1-18) Assim, Paulo lembra à comunidade a relação filial e fraterna existente entre eles, que cria um pathos no auditório, necessário para uma adequada recepção dos difíceis argumentos da Probatio.
A Probatio – de extensa duração – visa como já afirmamos, combater as diversas problemáticas presentes na comunidade em ordem à unidade fraterna. Desta forma Paulo ataca problemas como: Incesto (1Cor 5, 1-13); querelas entre membros resolvidas em instâncias externas à comunidade (1Cor 6, 1-11); fornicação (1Cor 6, 12-20); a virgindade e o matrimónio (1Cor 7, 1-40); casos de consciência referentes à carne das festas públicas e a nova vida da fé (1Cor 8, 1-13; 1Cor 10, 14-31); disposições para as celebrações litúrgicas e a verdadeira fraternidade decorrente destas (1Cor 11, 1-33); carismas como dom para a unidade (1Cor 12, 1-14, 39); a esperança cristã (1Cor 15,1-58).
Por sua parte a Peronatio refere ainda aspectos importantes para a percepção do ministério paulino como a colecta para a Igreja de Jerusalém. (1Cor 16, 1-4) Também é patente a intenção do Apóstolo de visitar e permanecer um tempo no seio da comunidade (vs.5-9); além disto Paulo fala do devido acolhimento a Timóteo por parte da comunidade (vs.10-11); e como facto significativo, a solicitude do Apóstolo para que Apolo visite a comunidade (v.12)
Finalmente, há uma última exortação ao amor fraterno, com menção de membros da comunidade que visitaram Paulo e também com a menção de Áquila e Priscila companheiros da equipa de evangelização de Paulo, e das diversas igrejas. (vs. 13-21)
Postscriptum: 1Cor 16, 22-24

David Jesús Cerdas Vega

3.24.2011

O endereço das cartas de São Paulo

O ENDEREÇO DAS CARTAS DE SÃO PAULO

A partir do endereço das cartas de São Paulo é nos possível entender a chave daquilo que nos vai ser dito pelo autor. Deste modo é importante estudar as diferenças entre os endereços das diversas cartas paulinas.

O REMETENTE, O DESTINATÁRIO E SAUDAÇÃO

NA CARTA AOS ROMANOS

 Remetente: Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado a ser apóstolo, escolhido para anunciar o evangelho de Deus.
 Destinatário: a vós todos que estais em Roma, amados de Deus e chamados à santidade.
 Saudação: graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
NA 1ª CARTA AOS CORÍNTIOS

 Remetente: Paulo chamado a ser apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e Sóstenes o irmão.
 Destinatário: à Igreja de Deus, que está em Corinto; àqueles que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome do Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
 Saudação: Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do senhor Jesus Cristo.

NA 2ª CARTA AOS CORÍNTIOS

 Remetente: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e Timóteo, o irmão.
 Destinatário: à Igreja de Deus que está em Corinto, assim como a todos os santos que estão na Acaia inteira.
 Saudação: A vós graça e paz da parte de deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
NA CARTA AOS GÁLATAS

 Remetente: Paulo, apóstolo – não da parte dos homens nem por intermédio de um homem, mas por Jesus Cristo e Deus Pai que o ressuscitou dentre os mortos – e todos os irmãos que estão comigo.
 Destinatário: às Igrejas da Galácia.
 Saudação: Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
NA CARTA AOS EFÉSIOS

 Remetente: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus.
 Destinatário: aos santos e fiéis em Cristo Jesus.
 Saudação: graça e paz a vós da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
NA CARTA AOS FILIPENSES

 Remetente: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus
 Destinatário: a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus epíscopos e diáconos.
 Saudação: a vós graça e paz da parte de Deus nosso pai e do senhor Jesus Cristo!
NA CARTA AOS COLOSSENSES

 Remetente: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deusa, e o irmão Timóteo.
 Destinatário: aos santos que estão em Colossas, e irmãos fieis em Cristo.
 Saudação: avós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai!

NA 1ª CARTA AOS TESSALONICENSES

 Remetente: Paulo, Silvano e Timóteo.
 Destinatário: à Igreja de Tessalônica, em Deus Pai, e no Senhor Jesus Cristo.
 Saudação: A vós graça e paz!
NA 2ª CARTA AOS TESSALONICENSES

 Remetente: Paulo, Silvano e Timóteo
 Destinatário: à Igreja de Tessalônica, em Deus Pai, e no Senhor Jesus Cristo
 Saudação: a vós graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo!
NA 1ª CARTA A TIMÓTEO

 Remetente: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança.
 Destinatário: a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé.
 Saudação: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
NA 2ª CARTA A TIMÓTEO

 Remetente: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus.
 Destinatário: a Timóteo, meu filho amado.
 Saudação: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor



NA CARTA A TITO

 Remetente: Paulo, servo de Deus.
 Destinatário: a Tito, meu verdadeiro filho na fé comum.
 Saudação: graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador

NA CARTA A FILEMON

 Remetente: Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmâo Timóteo.
 Destinatário: a Filemon, nosso amado colaborador, à irmã Ápia e a Arquipo, nosso companheiro de luta, e à igreja que se reúne em tua casa.
 Saudação: para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo